Um novo serviço polêmico está prestes a ser lançado, possuindo o potencial de gerar vários debates sobre a liberdade da internet. Conhecido como OpenLeaks, o novo site vai permitir o upload e divulgação de documentos contendo informações confidenciais que possam ser de interesse para o público em geral.
O projeto foi fundado por quatro ex-membros do Wikileaks, dentre os quais está Daniel Domscheit-Berg, autor do livro “Os Bastidores do WikiLeaks: A história do site mais controverso dos últimos tempos escrita por seu ex-porta-voz”, publicado no Brasil pela Editora Elsevier.
(Fonte da imagem: Reprodução/Reuters)
Domscheit-Beard afirmou que essa foi a solução encontrada para evitar pressões de meios de comunicação, que agora vão se relacionar de maneira mais direta com quem produziu o material original. Além disso, ao permitir que os autores da denúncia determinem para quem certos documentos devem ser distribuídos, o serviço vai permitir que mais pessoas tenham acesso ao material original que provocou uma denúncia.
“Atualmente, todos os jornalistas estão sentados sobre o seu material, tentando protegê-lo de outras pessoas, porque podem continuar a explorá-lo. E isso não ajuda a sociedade. Porque é aí que estamos hoje: pessoas estão simplesmente copiando e colando as histórias de agências de notícias porque elas não têm acesso aos materiais originais”, afirmou o fundador do OpenLeaks.
Fonte: The Awl
Leia mais no Tecmundo: http://www.tecmundo.com.br/politica/23296-openleaks-conheca-o-mais-novo-site-destinado-a-divulgar-documentos-confidenciais.htm
0 comentários:
Postar um comentário
Agradeço muito por você deixar a sua opinião sobre essa matéria,muito obrigado!